Revolusolar

O que Fazemos?

O que Fazemos?

Alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7, da ONU, visamos trazer energia sustentável, confiável, moderna e a preços acessíveis para as comunidades do Rio de Janeiro.

Para unirmos a sustentabilidade à geração de energia, nossa atuação se divide em 4 frentes principais.

Frentes de Atuação

Geração de Energia

Na última década, a tarifa de energia aumentou 105% para as residências do Rio. No mesmo período, os custos de energia solar caíram 85%. Promovemos instalações de painéis solares nas comunidades para reduzir as despesas com energia dos moradores. Além do impacto econômico, a autogeração de energia promove o empoderamento da comunidade e fomenta a sustentabilidade ambiental, em um contexto de busca por fontes mais limpas e renováveis de energia.

Capacitação Profissional

Vamos além de somente instalar os painéis solares: capacitamos os moradores das comunidades para que eles possam realizar tanto a instalação quanto a manutenção dos sistemas de energia solar. Com isso, promovemos o protagonismo e a autonomia da comunidade. Além disso, a capacitação cria oportunidades de geração de empregos locais de qualidade para em uma nova economia de baixo carbono.

Capacitação Profissional

Vamos além de somente instalar os painéis solares: capacitamos os moradores das comunidades para que eles possam realizar tanto a instalação quanto a manutenção das usinas de energia. Essa frente promove, também, a geração de empregos locais de qualidade em uma nova economia de baixo carbono. Por fim, assim promovemos o protagonismo e autonomia comunitária da região.

Educação Infantil

A fim de gerar um legado, também atuamos na parte educacional. Para incentivar uma sociedade mais sustentável e reforçar a importância do tema, realizamos oficinas infantis para conscientizar e educar as novas gerações sobre energia limpa e sustentabilidade. As oficinas acontecem mensalmente nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, com 2 turmas distintas: um grupo de 5 a 9 anos e outro de 10 a 15 anos.

Pesquisas, Eventos e Advocacy

Também promovemos a conscientização da população local e disseminamos informação sobre sustentabilidade, através de eventos públicos sobre o tema na comunidade. A produção e disseminação de conhecimento sobre energia, através de pesquisas e publicações, também nos ajuda a ter uma atuação mais eficiente. Por fim, também representamos os interesses da população de baixa renda no setor energético.

Pesquisas, Eventos e Advocacy

Não distante da educação infantil, também promovemos a conscientização da população como um todo e disseminamos conhecimento sobre sustentabilidade. Além disso, realizamos pesquisas para termos uma atuação mais direcionada nas comunidades. E, por fim, também representamos os interesses da região no setor elétrico.

Metodologia Ciclo Solar

Chamamos nossa metodologia de trabalho de ‘Ciclo Solar’. As instalações são realizadas e mantidas pelos eletricistas e instaladores solares formados na comunidade. Essa capacitação, aliada às oficinas, promovem envolvimento da população local em todos as fases do projeto.

Nossas Realizações

Projeto Estrelas da Babilônia

O Projeto Estrelas da Babilônia foi o nosso primeiro projeto de instalação de painéis solares. Localizados no morro da Babilônia, no Rio de Janeiro, instalamos uma usina de 3 kWp em um restaurante local.

Projeto Babilônia Rio Hostel

Em nosso segundo projeto, nos dedicamos à instalação de painéis solares em um hostel local. Lá, pudemos instalar uma usina de 5 kWp.

Projeto Escolinha Tia Percília

Com foco em uma instituição comunitária, nosso próximo projeto foi instalar uma usina solar na Escolinha Tia Percília. A instalação da usina de 4 kWp permitiu uma economia de aproximadamente 5 mil reais por ano para a instituição.

Capacitação de moradores

Alinhados com o Ciclo Solar, capacitamos 30 moradores locais como eletricistas e instaladores solares. Além da capacitação, esses moradores foram contratados para justamente realizar as instalações dos nossos projetos.

Auxílio Emergencial

Apesar de não estar inclusa nas nossas frentes principais, observamos o nascimento de uma atuação emergencial.

Em 2020, realizamos a Campanha Babilônia e Chapéu Mangueira contra o Coronavírus – um esforço em conjunto para combater os efeitos da pandemia do COVID-19 nas comunidades.

Com essa quinta força, conseguimos, também, ter um impacto que vai além do envolvimento com energia elétrica. Por se tratarem de regiões com menos visibilidade, percebemos que essa ajuda extra era muito importante para os moradores locais. Assim, decidimos expandir nossa atuação em momentos críticos e de força maior.

INDICADORES DE IMPACTO

Capacidade Elétrica Instalada (kWp)

12

Geração de Energia na Favela (kWh)

79.748

Economias em despesas com energia da população local

R$ 60.114

Toneladas de CO2 evitadas

9,9

Moradores capacitados como eletricistas e instaladores solares

31

Crianças em oficinas sobre sustentabilidade na favela

65

Para saber mais sobre como nossas atividades contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU clique aqui.