Revolusolar

ENERGIA QUE VEM DA FAVELA

1ª Cooperativa de Energia Solar em Favelas

O QUE A REVOLUSOLAR FAZ?

A Revolusolar trabalha com instalações de energia solar, cursos de capacitação profissional e oficinas infantis na favela da Babilônia desde 2015. Realizamos 3 instalações solares individuais, em 2 comércios locais e em 1 instituição comunitária. Mas percebemos que para levar a energia solar para mais famílias, o melhor modelo é o de geração compartilhada, através de cooperativas.

Agora, vamos além: estamos construindo a primeira cooperativa de energia solar em uma favela do Brasil!

A IDEIA

O modelo de geração compartilhada, representado pela cooperativa, além de ser mais viável técnica e economicamente do que o modelo de instalações individuais, também harmoniza com as tradições de coletividade, cooperação e autogestão das favelas cariocas.

Quer saber mais sobre como funciona uma cooperativa de energia solar?

    Sou Morador da Babilônia / Chapéu MangueiraSou ApoiadorInteressado / Curioso

    O que é a cooperativa de energia solar?

    A cooperativa é uma instituição que será criada e terá base na instalação de um sistema de energia solar no telhado da Associação de Moradores da Babilônia. A energia gerada será injetada na rede elétrica e convertida em créditos de energia, que vão ser compartilhados entre pelo menos 30 famílias ou comércios da Babilônia e Chapéu Mangueira (os cooperados).

    Como fazer parte da cooperativa?

    • Morador da Babilônia e Chapéu Mangueira: clique aqui.
    • Morador de outra favela: clique aqui.
    • Como contribuir para a Cooperativa?
      Se você deseja ajudar a botar este projeto de pé e mantê-lo em funcionamento, clique aqui.

    PARA QUEM É?

    Qualquer um pode se inscrever?
    Sim, qualquer morador(a) pode se inscrever.

    Ainda vou pagar conta de luz mesmo se for um cooperado?
    Sim. A diferença é que você pagará menos já que a energia gerada pela cooperativa vai criar descontos na sua conta de luz. Assim, sua conta de luz virá menor do que o normal.

    A cooperativa é de graça?
    Não. Parte das economias na sua conta de luz gerada pela energia solar deverá ser paga para a Cooperativa mensalmente, para que possamos remunerar os trabalhadores locais (instaladores e eletricistas formados na comunidade, embaixadores comunitários, professoras), e manter o sistema de pé. Além disso, uma pequena parte desse custo será destinado a um fundo para expandir a quantidade de placas e gerar ainda mais energia (E ECONOMIAS)!

    Preciso pagar alguma coisa para me inscrever na cooperativa?
    Não. Não vai ter investimento inicial nenhum. Você já sai economizando desde o primeiro mês, sem dor de cabeça!

    COMO VAI FUNCIONAR?

    As placas vão transformar a luz do sol em eletricidade e injetá-la na rede elétrica, convertendo-a em créditos de energia. Esses créditos vão ser compartilhados/repartidos entre os moradores (famílias e comércios) que fazem parte da cooperativa (os cooperados).
    Esses cooperados vão ter as contas de luz reduzidas pelo uso dos créditos de energia gerados nas placas solares da Associação.
    Parte das economias obtidas pelos moradores será revertida em taxas de manutenção para a Cooperativa, que irá compor um Fundo Comunitário. Destes recursos, serão pagos os custos de operação da cooperativa, bem como a remuneração dos trabalhadores locais que atuam no projeto – instaladores solares, eletricistas, embaixadores e professoras -, além de financiar a expansão das instalações solares na comunidade.
    E não para por aí: promovemos cursos de instaladores solares, que geram empregos, e as crianças também não ficam de fora – participam de oficinas infantis sobre sustentabilidade – esse é o modelo que chamamos de Ciclo Solar.

    Como fazer parte da Cooperativa?

    • Morador da Babilônia e Chapéu Mangueira: clique aqui.
    • Morador de outra favela: clique aqui.
    • Como contribuir para a Cooperativa?
      Se você deseja ajudar a botar este projeto de pé e mantê-lo em funcionamento, clique aqui.

    Financiamento para o projeto piloto

    Para viabilizar esse projeto grandioso, contamos com uma arrecadação de fundos a fim de complementar as parcerias já estabilizadas.

    Ela se baseou em uma campanha de crowdfunding na plataforma da Benfeitoria e foi um sucesso. Lá, conseguimos arrecadar quase R$90.000 com a ajuda de mais de 600 contribuidores, mostrando que o projeto foi muito aceito pela sociedade e repercutiu bem.

    Ainda ficou com alguma duvida? Fale com a gente no Whatsapp clicando aqui ou envie sua mensagem através do formulário abaixo que iremos respondê-lo o mais breve possível.