Revolusolar

Como a energia elétrica chega em nossas casas?

A primeira etapa de todo processo para que a energia chegue em nossas casas é a geração de energia. As geradoras produzem energia elétrica através de diferentes fontes de energia, como por exemplo: solar, eólica, gás natural, carvão, petróleo, hidráulica e biomassa (resíduos de cana de açúcar e casca de arroz). 

A matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis para a geração de energia elétrica em um país, estado ou no mundo. No Brasil, grande parte da energia elétrica gerada é proveniente de usinas hidrelétricas (quase 2/3), o que torna a matriz elétrica brasileira majoritariamente renovável. (EPE, 2020).

Matriz Elétrica Brasileira 2019 (EPE,2020)

Depois de ser gerada, a energia é escoada pelas chamadas linhas de transmissão. Essas linhas de transmissão carregam a energia em alta tensão por longas distâncias até chegar às cidades.

Ao chegar na cidade, a energia passa por uma subestação onde transformadores de tensão diminuem a sua voltagem. Em seguida, a eletricidade entra na rede de distribuição por onde será levada por cabos até as ruas. Esses cabos são os mesmos que vemos nos postes espalhados pela cidade.

Antes da energia chegar em nossas casas, os transformadores diminuem a voltagem da energia novamente, chegando a 127 ou 220 volts. Vale lembrar que desde 1999 a energia que chega nas casas não é mais a tensão nominal de 110 volts, como comumente falamos, pois ela foi substituída pela de 127 volts. Por último, a eletricidade passa pela caixa do medidor de energia, presente em nossas casas. É a partir desse medidor que o consumo de energia é calculado.

Observe a figura para ficar mais claro:

Compreender a configuração desse sistema elétrico é fundamental para entendermos como é formada a conta de energia que chega todo mês para pagarmos. É preciso remunerar cada um desses atores que compõem o complexo setor elétrico. E é sobre esse tema que falaremos na próxima publicação! Fiquem atentos!

#EnergiaQueVemDoPovo

Referências:
https://www.ageradora.com.br/como-a-energia-eletrica-chega-ate-sua-casa/
https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica&sa=D&ust=1611080372021000&usg=AOvVaw2PRlcF1k-i0acGcr1Qkjvz

Você pode fazer a diferença!

Ajude a promover o desenvolvimento sustentável das favelas através da energia solar. Seja um apoiador da Revolusolar e contribua para um mundo mais inclusivo e sustentável.

Com sua doação, conseguimos manter nossa estrutura independente, além de promover instalação de placas solares na favela, cursos de formação profissional e oficinas infantis nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro.

Deixe o seu Comentário