Revolusolar

As equipes na Revolusolar

As equipes na Revolusolar

Órgãos Administrativos

  • Diretoria Executiva
  • Assembleia de Associados
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Fiscal

Equipes Fixas Executivas

  • Gestão
  • Comunidade
  • Educação Infantil
  • Educação Profissional
  • Advocacy
  • Marketing
  • Comercial
  • Jurídico
  • Engenharia
  • Finanças
  • Pessoas
  • Apoio

Grupos de Trabalho Temporários

  • Constituição da Cooperativa
  • Campanha de Arrecadação para a Cooperativa
  • Campanha de Cadastro de Cooperados

Órgãos Administrativos

Assembleia de Associados: Órgão soberano da Revolusolar, a Assembleia Geral é composta por associados em pleno gozo de seus direitos estatutários. Obrigatoriamente ocorre uma Assembleia Geral Ordinária até abril de todo ano, podendo ocorrer outras assembleias extraordinárias em caso de necessidade de reunir os associados para discutir e votar assuntos sob sua responsabilidade. Todos os(as) associados(as) da Revolusolar são voluntários(as) e realizam principalmente as seguintes funções: 1) Examinar e aprovar o orçamento e o plano anual da Revolusolar, proposto pela Diretoria Executiva; 2) Examinar e aprovar o relatório anual de atividades; 3) Aprovar as demonstrações financeiras e o balanço patrimonial 4) Decidir mudanças de estatutos/objetivos da organização; 5) Nomear e destituir conselheiros fiscais e consultivos; 6) Contratar e demitir diretores.

Diretoria Executiva: Órgão máximo de execução da Revolusolar, sendo constituído por pelo menos 1 (um) membro, nomeado(s) pela Assembleia Geral, dentre pessoas de destaque em assuntos relacionados ao objeto social da Revolusolar. O mandato é de 3 (três) anos, podendo ser renovado. Desempenho de funções executivas, articulada e organizada entre os membros que a compõem, cumprindo e fazendo cumprir o Estatuto e as Resoluções dos demais órgãos da Revolusolar, observadas as disposições estatutárias. Principais funções: 1) Executar as atividades conforme definido pela Assembléia Geral e as orientações do Conselho Consultivo 2) Promover uma atuação coordenada e articulada entre todas as equipes de trabalho da instituição; 3) Planejar, executar e avaliar as ações de cada equipe, alinhados com as diretrizes e objetivos institucionais; e 4) Representar a instituição ante órgãos públicos, parceiros, clientes e quaisquer outros.

Conselho Consultivo: O Conselho Consultivo, de instalação facultativa, é o órgão de apoio e assessoramento da Revolusolar, sendo constituído por 5 (cinco) a 9 (nove) membros, nomeados pela Assembleia Geral, dentre pessoas de destaque em assuntos relacionados ao objeto social da Revolusolar. O mandato é de 2 (dois) anos, podendo ser renovado. Reunimos o Conselho Fiscal e Consultivo, de forma conjunta, 4 (quatro) vezes ao ano, no escritório da Revolusolar, com possibilidade de participação remota. Todos os(as) conselheiros(as) da Revolusolar são voluntários(as) e tem como principais funções: 1) Opinar sobre a missão, visão e diretrizes da Revolusolar; 2) Verificar se as atividades estão condizentes com a missão; 3) Sugerir diretrizes das ações, bem como programas e atividades e metas e objetivos; 4) Acompanhar e sugerir programas de treinamento interno; e 5) Auxiliar a Diretoria nas questões trazidas pela mesma.

Conselho Fiscal: O Conselho Fiscal é composto por 3 (três) membros, eleitos pela Assembleia Geral, dentre pessoas com formação ou atuação em áreas compatíveis com as finalidades sociais da Revolusolar, com mandato de 2 (dois) anos, permitida a reeleição. Reunimos o Conselho Fiscal e Consultivo, de forma conjunta, 4 (quatro) vezes ao ano, em reuniões no escritório da Revolusolar, com possibilidade de participação remota. Todos os(as) conselheiros(as) da Revolusolar são voluntários(as) e tem como principais funções: 1) Examinar os livros de escrituração da Revolusolar; 2) Opinar sobre os balanços e relatórios de desempenho financeiro e contábil e sobre as operações patrimoniais realizadas, emitindo pareceres para os organismos superiores da entidade; 3) Emitir parecer, quando solicitado pela Diretoria Executiva ou pela Assembleia Geral, sobre assuntos financeiros de interesse da Revolusolar; 4) Opinar sobre as operações patrimoniais realizadas; e 5) Recomendar, quando julgar necessário, à Assembleia Geral a contratação de auditores independentes e acompanhar o seu trabalho.

Equipes Fixas Executivas

Cada equipe é gerida por uma pessoa com dedicação em tempo integral para a Revolusolar, e tem no mínimo 3 e no máximo 9 membros, sendo a maioria constituída por voluntários em dedicação parcial.

Gestão: A equipe de gestão é formada pelos gestores de cada uma das equipes fixas executivas e pelos diretores executivos, e tem como objetivo coordenar a atuação, além de fomentar boas práticas de gestão nas diferentes equipes e tomar decisões estratégicas.

Comunidade: Essa equipe, formada principalmente por moradores da comunidade e lideranças comunitárias (mas não exclusivamente), tem o objetivo de fazer com que a comunidade abrace o projeto e vire protagonista, participando ativamente das tomadas de decisão. Além disso, é nesta equipe que a logística das operações em campo é coordenada, assim como parcerias com Associações de Moradores e outros projetos da comunidade. Durante a pandemia, a equipe de Comunidade esteve focada na Campanha Babilônia e Chapéu Mangueira de auxílio emergencial. Agora, o foco está voltado para a construção da cooperativa, captação de cooperados, retomada das oficinas infantis e cursos profissionais.

Educação Infantil: Formada por professoras infantis da comunidade e voluntários externos ligados à educação ambiental, essa equipe tem como objetivo apresentar a tecnologia fotovoltaica para o público infanto juvenil da comunidade e conscientizar sobre temas relacionados à sustentabilidade. Durante a pandemia, as atividades foram paralisadas. Gradativamente, estamos retomando as oficinas presenciais e planejando as atividades de 2021.

Educação Profissional: Essa equipe tem o objetivo de capacitar a população local para o novo mercado de trabalho de energia solar e promover protagonismo da comunidade no projeto. Formada por engenheiros, professores voluntários e instaladores locais que atuam como monitores contratados nos cursos, a equipe também mantém conexão com as escolas técnicas parceiras que participam do programa de formação profissional da Revolusolar.

Advocacy: Este grupo, formado por membros com conhecimento da esfera regulatória e política do setor energético brasileiro, tem como objetivo representar os interesses das comunidades beneficiárias na regulação e formulação de políticas públicas. Na prática, atuamos analisando propostas de políticas públicas e novos marcos regulatórios e elaborando contribuições públicas com a perspectiva da população de baixa renda. Em 2019, enviamos nossa contribuição pública para a CP 025 da ANEEL sobre a revisão da REN 482. Em 2020, enviamos nossa contribuição para o novo Código Brasileiro de Energia Elétrica, na seção de GD. Buscamos também manter diálogo com a concessionária de distribuição em nossa região de atuação.

Marketing e Comunicação: Formada por publicitários, jornalistas, cineastas, designers, editores de vídeo (não exclusivamente), essa equipe tem como objetivos engajar diferentes públicos-alvo (comunidade e apoiadores), captar oportunidades e promover adesão às nossas propostas. A equipe faz a gestão das mídias sociais, relação com imprensa, produção audiovisual, manutenção do website e produção gráfica de materiais institucionais, dentre outras atividades.

Comercial: A equipe comercial tem como objetivo captar recursos, negociar e manter relacionamento com parceiros, inscrever a Revolusolar em editais de financiamento, captar doações e indicar vendas de instalação solar.

Jurídico: A equipe jurídica é formada por advogados(as) e tem por objetivo garantir segurança jurídica para a governança da organização e contratos firmados com parceiros. A relação com a equipe Comercial e de Advocacy é fundamental para as atividades jurídicas.

Engenharia: Formada por engenheiros (elétricos, mecânicos, civis e ambientais), a equipe de Engenharia tem como fim garantir a qualidade dos projetos técnicos desenvolvidos com segurança e aproveitando a rede de parcerias. Está em constante relação com a equipe de Comunidade para a execução, manutenção e operação das plantas fotovoltaicas instaladas.

Finanças: A equipe de finanças tem como objetivo promover a transparência e eficiência na gestão dos recursos financeiros da organização. As atividades principais são a elaboração de demonstrativos financeiros, elaboração de orçamentos e previsão de fluxos de caixa. Esta equipe está em constante contato com o escritório de contabilidade que presta serviços à Revolusolar.

Inteligência: A equipe de inteligência tem como objetivo coletar, sistematizar e analisar dados para demonstrar e avaliar o impacto gerado, além de orientar a tomada de decisão estratégica das equipes. Na prática, elabora pesquisas, faz a gestão das bases de dados e coordena a produção de relatórios de avaliação e mensuração de impacto.

Pessoas: A equipe de gestão de pessoas tem como objetivo garantir que o espaço de trabalho e as relações pessoais internas sejam agradáveis, respeitosas e alinhadas aos objetivos estratégicos da Revolusolar. São realizados nesta equipe: o processo de entrada de novos membros e colaboradores, ações de mapeamento e fomento da cultura organizacional, gestão da documentação dos membros da organização.

Apoio: o grupo de Apoio é composto por todos os novos candidatos inscritos a voluntariar na Revolusolar. Sem nenhum processo seletivo, todos são convidados a integrar o grupo de apoio, auxiliar na divulgação e outras atividades específicas que a organização demanda para evoluir. Novas vagas específicas em equipes fixas executivas são abertas com prioridade para o grupo de apoio, antes do público em geral.

Grupos de Trabalho (GTs) Temporários

Os GTs são instaurados temporariamente para realizar um projeto específico, com duração definida e geralmente envolvem membros de diversas equipes fixas executivas.

Constituição da Cooperativa: formada por membros das equipes de Advocacy, Comercial, Jurídico e Engenharia, este GT elaborou a modelagem de créditos e a documentação para a constituição formal da Cooperativa, além de alinhar a captação de recursos e projeto técnico da Cooperativa à realidade da comunidade.

Relacionamento com Cooperados: formada por membros da equipe de Marketing e Comunidade, este GT está dedicado a divulgar o lançamento da cooperativa para os moradores da Babilônia e Chapéu Mangueira, cadastrar e selecionar os cooperados. Posteriormente, uma vez constituída a cooperativa, as atividades deverão se voltar para a manutenção do relacionamento com os cooperados.

Para conhecer as pessoas que integram nossas equipes, clique aqui.